O joelho como articulação intermédia do membro inferior, tem assim um papel importante principalmente ao nível motor e precisa de atenção quando é afetado fisicamente. É importante saber lidar com as lesões causadas no joelho, sobretudo se for esportista, pois uma lesão no joelho sem um devido tratamento, pode ser fatal para a vida do esportista.
Lesões habituais
Músculos, ligamentos e tendões, são sujeitos a muitos esforços por vezes excessivos e inadequados, o risco de lesão é real e pode acontecer a qualquer momento, em consequência de movimentos repetitivos ou posturas incorretas, de um acidente ou queda, da prática esportiva sem aquecimento prévio.
A maioria das lesões desportivas são resultados de um traumatismo " externo" de forças dinâmicas internas ou de um esforço de sobre peso.
Se tem uma lesão : Dor, diminuição de força, instabilidade, tensão muscular intensa. Saiba que os cuidados até nas primeiras 48 horas após uma lesão ( ruptura muscular, ligamentar, entorse, traumatismo etc.), são fundamentais para uma recuperação mais rápida e eficiente.
Assim nas primeiras 48 horas
Deve fazer :
- Repouso
- Gelo, aplicar por 15min. de 3 em 3horas.
- Repouso
- Gelo, aplicar por 15min. de 3 em 3horas.
- Compressão, comprimir a região de modo a controlar o edema e o derrame articular.
- Elevação, elevar a zona lesada de modo à facilitar a circulação.
Não deve fazer :
- Calor, promove a vasodilatação aumentando o derrame.
- Beber bebida alcóolica, também dá vasodilatação.
- Massagem, aumenta o edema e o derrame, sendo agressiva para o tecido lesado.
- Atividade fisica, pode agravar a situação.
Fonte : Patricia Motta Marques