24 de out. de 2011

Pisada desequilibrada

Você sente dores na coluna, nos quadris ou nos joelhos ? Saiba que a causa pode estar escondida na maneira como você pisa.



O seu modo de pisar ou mesmo a própria formação de seus pés podem comprometer o seu alinhamento postural que pode ocasionar dores na coluna, na região lombar, nos joelhos e tornozelos.

Caminhar é um ato que fazemos diariamente, mas se você tem sentido dor ao praticar este pequeno ato do dia a dia, saiba que é uma forma do seu corpo dizer que algo está errado. Saber qual o tipo de pisada temos e os calçados mais indicados para cada ocasião são formas de evitar este incomodo.

No dia a dia, temos de primar pelo conforto de nossos pés e não colocar o calcanhar muito alto, pois o pé nos dá uma resposta sensorial e quanto mais distante estiver do chão, menor será essa resposta.

DICA : Evite salto alto, seu centro de equilíbrio muda com o tipo de calçado, por isso o mais indicado são calçados de solados baixos ou no máximo, salto de 2cm de altura.
Para quem pratica corrida, o cuidado deve ser redobrado, pois o impacto sobre os joelhos, tornozelos e pés é intensificado e chega a ser  5 vezes maior que o peso corporal.

O melhor a fazer para analisar seu tipo de pisada, é consultar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta, eles são os profissionais mais adequados para avaliar seu tipo de pisada, pois, um exame mais detalhado é importante para evitar patologias ou lesões ocultas que podem comprometer a prática esportiva.

Por Patricia Motta Marques