25 de fev. de 2012

Acupuntura estética facial suaviza rugas


Cuidar da pele é antes de tudo cuidar da saúde, afinal, a pele é o maior órgão do corpo e com certeza um dos mais afetados diáriamente por tudo o que acontece conosco. A aparência da pele pode variar dependendo dos fatores como a idade, o sexo, o clima, a alimentação e a saúde do indivíduo.
As rugas podem ser profundas ou superficiais e se originam devidoà diminuição das funções do tecido conjuntivo que promove uma deformidade nas camadas de gordura e degeneração das fibras elásticas da pele, além disso, a deficiência de oxigenação dos tecidos provoca uma desidratação, contribuindo para a formação das rugas.
A acupuntura estética, apesar de parecer novidade, surgiu no ocidente na década de 70.
Através da acupuntura facial, podemos promover 2 ações no organismo :

- Primeira ação é localizada, onde a puntura facial desencadeia reações fisiológicas. O corpo entende a inserção da agulha como uma agressão, assim promove no local um aumento na circulação sanguinea, nutrição e oxigenação celular, aumento da energia vital QI que tonifica a musculatura revitalizando a pele suavizando as rugas. Essa "agressão" estimula a produção de colágeno através da proliferação de células fibroblásticas.
O estimulo da agulha faz com que haja uma nova produção de colágeno e elastina no tecido, fechando os sulcos que ali existiam.
- Segunda ação, consiste em estimular o equilíbrio interno dos órgãos, pois temos a representação dos órgãos e vísceras na face. Assim, alterações de manchas, cor, traços, marcas de expressão e rugas são indicativos de como o interior do organismo se encontra.
Dessa forma é necessário que o interior esteja equilibrado para que o reflexo no exterior seja belo.




Referências bibliográficas :
FORNAZIERI, L. Carlos - Tratado de Acupuntura Estética.   Edit. Icone, 2005.
BEAU, Georges - A medicina chinesa. Edit. Interciências, 1985.
Diário de São Paulo - Agulhas que curam e também embelezam. 20/02/2008.

Por  Patricia Motta Marques