25 de ago. de 2014

Como correr com dor por lesao no quadril e nos joelhos?

           
Ha' muitos fatores que podem causar dor no quadril e joelhos durante a corrida. Isso inclui o tipo de superfície na qual você corre, seu calçado, músculos das costas e das pernas fracos, a discrepância de comprimento dos membros, desequilíbrio no pe' e o comprimento de seu passo durante a corrida. A dor nessas regiões também pode ser simplesmente o resultado do uso excessivo, fazendo com que os músculos que estabilizam as articulações do quadril e dos joelhos, inflamem. Se você tem dor crônica, deve consultar um médico ou um fisioterapeuta para evitar o agravamento da lesão. No entanto, existem formas de minimizar a tensão durante a corrida.

O que você precisa ?

- Tênis de corrida bem apoiados e com absorção de choque.
- Órtese, (palmilha de silicone e joelheira) se for necessário, para evitar o excesso de pronação.
- Agua para hidratação.
- 1- Descanse por pelo menos uma semana.
- 2- Alongue-se para preparar os músculos para correr. O alongamento ajuda a soltar ou relaxar e melhorar sua flexibilidade e a amplitude de movimento.
- 3- Após o descanso, volte a correr em trilha de terra que não seja muito macia ou dura. Evite cimento ou superfície dura, pois isso aumentará a tensão dos músculos e das articulações.

Como correr ?

Caminhe nos primeiros 5 ou 10 minutos, em seguida, corra pelos próximos 20 minutos. Corra com passos mais curtos do que você está acostumado. Encurtar o passo na corrida  e' uma boa maneira de diminuir a pressão sobre o quadril e impacto nos joelhos.
Se sentir qualquer dor, pare imediatamente e caminhe em vez de correr, pois respeitando o seu corpo com dor, ajudara na reabilitação do quadril e dos joelhos.

E na ausência de dor, boa corrida e boa saúde !


Por   Patricia Motta Marques
Fisioterapeuta