15 de out. de 2014

Epicondilite Lateral

             
      Também conhecida como "Cotovelo de tenista", a Epicondilite Lateral não é uma lesão limitada a quem prática esse esporte.

Qualquer atividade q realize movimentos repetitivos dos dedos e do punho para cima (extensão) podem gerar a epicondilite, como uso do mouse do computador e exercícios errados de musculação.



Movimentos chamados de prono-supinacao repetitivos, como os para se usar uma chave de fenda, também são um fator de risco.




Por que ocorre a E.L ?

                 Os músculos que fazem a extensão dos dedos e do punho tem origem na parte lateral do cotovelo. Quando os músculos realizam atividades, eles permanecem contraídos gerando tensão no local de origem (cotovelo).
                Ao ocorrer uma sobrecarga excessiva dessa região, pode ser iniciado um processo inflamatório. Essa inflamação pode ser a causa das tendinites, muito comuns no antebraço e que tem um diagnóstico diferente da epicondilite, pois há uma degeneração das fibras de colágeno nos tendões, que podem ocorrer após a inflamação inicial.
               Quando a sobrecarga continua ocorrendo, essa degeneração piora, cicatrizes de fibrose podem se formar e o paciente passa a sentir dor crônica e diminuição de força na mão.


   
 Sintomas:

- Dor ou sensibilidade na parte lateral do cotovelo.
- Dor ao estender o punho e a mão.
- Aumento da dor ao segurar objeto pesado.
- Dor durante a flexão dos dedos, ao cumprimentar alguém com aperto de mão e ao girar uma maçaneta de porta.
- Dor que sai do cotovelo e desce para o antebraço ou sobe para o braço.


Tratamento:

- Fisioterapia ou cirurgia em casos mais severos.






Por Patricia Motta Marques
Fisioterapeuta