2 de out. de 2014

Condromalacia Patelar

 Condromalacia Patelar ou Joelho de corredor :
         
   Condromalacia Patelar significa um amolecimento da cartilagem, essa condição também é conhecida como a síndrome da dor patelo-femural ou joelho do corredor e trata-se de uma patologia crônica degenerativa da cartilagem da articulação da superfície posterior da patela ( rótula do joelho ) e dos côndilos femurais, gerando desconforto e dor entorno ou atrás da patela.


   A condromalacia descreve um joelho estruturalmente lesionado, mas dependendo do estágio da lesão, o quadro ainda pode ser revertido com fisioterapia.



                      Aterações resultante de reações inflamatórias internas da cartilagem, geram destruição da estrutura da articulação, mas a causa exata da patologia ainda não foi elucidada.
                     Existem hipóteses de que sua causa esteja relacionada com fatores anatômicos, traumas crônicos por fricção crônica entre a patela e o sulco patelar do fêmur, ou por trauma único como uma pancada e também pode ser resultante de uma lesão aguda da cartilagem causada por uma nutrição inadequada da estrutura, devido à fissuras ou rachaduras.


Esta patologia é classificada em 4 níveis de acordo com Outebridge ( 1961 ) :

Grau 1: Amolecimento da cartilagem com edemas.
Grau 2: Fragmentação da cartilagem ou rachaduras diâmetro inferior a 1,3cm.
Grau3: Fragmentação ou rachaduras com diâmetro maior que 1,3cm.
Grau4: Erosão ou perda total da cartilagem com exposição do osso.


                 O diagnóstico normalmente é obtido por meio de exames de imagem como a Ressonância Magnética.


                 Com o objetivo de aliviar a dor, o paciente deve permanecer em repouso. A reabilitação deve ser feita com a fisioterapia e os casos de cirurgia, são indicados quando há desalinhamento patelar irreversíveis com a fisioterapia.




 Por Patricia Motta Marques
         Fisioterapeuta