28 de jul. de 2011

A Sindrome isquiotibial no atletismo

A musculatura isquiotibial é formada por 3 músculos da parte posterior da coxa, que permitem fletir o joelho e extender o quadril, são eles : Biceps Femural, Semimembranoso e o Semitendinoso.
A síndrome é caracterizada por dor localizada na proeminência óssea do quadril, chamada tuberosidade isquiática, local de origem dos músculos citados. A dor é causada por uma inflamação e acompanhada de irradiação ao longo da face posterior da coxa.
Alguns pacientes podem apresentar aderências entre o nervo ciático e os tendões, por estarem posicionados muito próximos aos músculos, acabam proporcionando o aparecimento de sintomas.

Quais são os sintomas ?
Dor semelhante à dor das tendinopatias (doenças dos tendões) e à dor no nervo ciático com origem na coluna lombo-sacra.
Os esportistas queixam-se de dor na região do quadril e é intensificada durante os exercícios de alongamentos e durante a extensão do quadril ou flexão do joelho contra resistência.

O tratamento é realizado com analgésicos e antiinflamatórios, para controle de dor e inflamação, modificações nos treinamentos e fisioterapia.

Conselho de fisioterapeuta: Esportistas, ao primeiro sintoma de dor, pare e não de continuidade ao treino, respeite seu corpo !


Fonte: Patricia Motta Marques